terça-feira, 2 de março de 2021

QUIZ 08: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 08: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 08: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(BPW). Observe a equação a seguir:

[tex] x\ -\ \frac{3}{4}\ -\ x + \frac{5}{2} = x [tex]

A solução da equação é:

A
B
C
D

A solução desta equação é de:

    [tex] \color{blue}{\underline{x}}\ -\ \frac{3}{4}\ -\ \color{blue}{\underline{x}} + \frac{5}{2} = x [tex]

    [tex] -\ \frac{3}{4}\ + \frac{5}{2} = x [tex]

    [tex] -\ \frac{3}{4}\ + \frac{5\ ×\ 2}{2\ ×\ 2} = x [tex]

    [tex] -\ \frac{3}{4}\ + \frac{10}{4} = x [tex]

    [tex] \frac{-\ 3\ +\ 10}{4} = x [tex]

    [tex]x = \frac{7}{4} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SAERJ). Observe a multiplicação a seguir:

[tex] \sqrt{2} \cdot \sqrt{8} [tex]

O resultado é:

A
B
C
D

O resultado desta multiplicação é de:

    [tex]= \sqrt{2} \cdot \sqrt{8} [tex]

    [tex]= \sqrt{16} [tex]

    [tex]= 4 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SAERJ).

A medida da largura da garagem de Luiza é igual ao resultado da conta abaixo.

[tex] \sqrt{2}\ -\ \sqrt{5}\ +\ \sqrt{2}\ +\ 3\sqrt{5}[tex]

[tex]Considere:\\ \sqrt{2}\ \cong\ 1,41   e  \sqrt{5}\ \cong\ 2,23[tex]

Qual é a medida aproximada da largura dessa garagem?

A
B
C
D

A medida aproximada da largura dessa garagem é:

  [tex]= \sqrt{2}\ -\ \sqrt{5}\ +\ \sqrt{2}\ +\ 3\sqrt{5}[tex]

  [tex]= \underbrace{1,41\ -\ 2,23}\ +\ 1,41\ +\ \underbrace{3 \cdot 2,23}[tex]

  [tex]= \underbrace{-\ 0,82\ +\ 1,41}\ +\ 6,69[tex]

  [tex]= 0,59\ +\ 6,69[tex]

  [tex]= 7,28[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUC-AM).

A figura abaixo representa o mapa de um bairro, em que cada quadrado representa um quarteirão, cuja distância entre duas esquinas é de 100m.


Uma pessoa saiu da esquina indicada pelo ponto P e percorreu o seguinte percurso:

caminhou 400 metros na direção Sul;

depois caminhou 200 metros na direção Oeste;

e, finalmente, caminhou mais 200 metros na direção Norte.

Ao final desse percurso, essa pessoa chegou na esquina indicada pela letra

A
B
C
D

Ao final desse percurso, essa pessoa chegou no ponto:


Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUC-AM).

Uma praça tem o formato de um triângulo com lados medindo 50 metros, 65 metros e 70 metros e ângulos internos [tex]α[tex], [tex]β[tex] e [tex]γ[tex], conforme mostra a figura abaixo.


Com relação às medidas dos ângulos internos,

A
B
C
D

Em um triângulo, o maior lado opõe-se ao maior ângulo. Logo:

    [tex] 50 < 65 < 70 [tex]

    [tex] β < γ < α [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(BPW).

André vai repartir os 59 reais que possui entre seus três irmãos. Ele quer dar quantias iguais a cada irmão e deseja dar o máximo possível a cada um.

Quanto cada irmão receberá?

A
B
C
D

Cada irmão receberá vai receber:

    [tex] = R \$\ 59 ÷ 3 = R \$\ 19,66... [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SEDUC-AM).

Uma gravata tem o formato da figura seguinte.


Deseja-se aumentar todos seus lados em três unidades. O perímetro da nova gravata ficará

A
B
C
D

Como deseja aumentar todos seus lados em três unidades. Então, o seu novo perímetro terá "6 × 3 = 18 unidades a mais".

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUC-AM).

Um navio partiu de uma cidade A, num ângulo de 30° com o norte. Após alguns quilômetros, fez um giro de 90° para a direita.

Esses ângulos são, respectivamente,

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 30º:   ângulo\ agudo\ (menor\ do\ que\ 90º) [tex]

  [tex] 90º:   ângulo\ reto [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUC-AM).

Na figura abaixo, o ponto O é o centro da circunferência.


Nesta figura

A
B
C
D

Neste figura, temos:

    OR: raio

    RQ: diâmetro

    QS: corda.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] –\ 2\ –\ (-\ 3) \cdot (- 3) : 3[tex]

Ao resolver esta expressão encontramos como resultado:

A
B
C
D

O resultado desta expressão numérica é:

    [tex]=\ –\ 2\ –\ (\underbrace{-\ 3) \cdot (- 3}) : 3[tex]

    [tex]=\ –\ 2\ –\ (\underbrace{+9) : 3}[tex]

    [tex]=\ –\ 2\ –\ 3[tex]

    [tex]=\ –\ 5[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUC-AM).

Fernando contou a seus colegas que o terreno onde está construída sua casa tem forma retangular com um lado medindo [tex]6\ m[tex] a mais que o outro.

Considerando a medida do menor lado como sendo [tex]x[tex], e sabendo que perímetro é a soma dos lados de um polígono, pergunta-se: qual é a expressão algébrica que representa perímetro do terreno de Fernando?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


  [tex]Perímetro = (x + 6) + x + (x + 6) + x [tex]

  [tex]Perímetro = x + 6 + x + x + 6 + x [tex]

  [tex]Perímetro = 4x + 12 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUC-AM).

Na reta numérica seguinte estão representados dois números inteiros H e J.


Sobre esses números é correto afirmar que

A
B
C
D

Todo número localizado ao lado esquerdo do zero na reta numérica é negativo. Logo:

    [tex]O\ número\ J\ é\ negativo[tex].

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






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